Sinopse
O Nabo Gigante, um conto original russo recolhido por Alexis Tolstoi no século XIX, tem os ingredientes de um conto popular verdadeiramente hilariante, pensado para crianças com menos de 5 anos e para todos os que se iniciam no mundo da leitura.
Tendo como referência esta história, apresentamos algumas atividades do Domínio da Matemática. A orientação espacial diz respeito ao conhecimento do local onde a criança está e como se movimenta no seu meio, isto é, envolve a compreensão das relações entre diferentes posições no espaço, primeiro em relação à sua posição e ao seu movimento, e depois numa perspetiva mais abstrata, que inclui a representação e interpretação de mapas simples.
- Desenhar o vehinho e o nabo ou utilizar algum boneco que tenha em casa e um nabo verdadeiro.
- Desenhar o tracejado de alguns caminhos diferentes, tal como indicado na imagem.
- Pretende-se que as crianças localizem qual o caminho certo que conduz o velhinho/velhinha ao nabo gigante.
- Com uma peça, boneco ou até um carro a criança deverá percorrer o caminho que conduz ao nabo gigante.
- Podem fazer vários percursos válidos, como o velhinho que tem de encontrar o caminho para casa, para ir ter com a velhinha, com um dos animais da história, etc.
- Podem e devem de pedir às crianças que o consigam para posteriormente numa folha branca desenhar o caminho que realizaram.
- Desenhar o vehinho e o nabo ou utilizar algum boneco que tenha em casa e um nabo verdadeiro.
- Desenhar o tracejado de alguns caminhos diferentes, tal como indicado na imagem.
- Depois de já ter as folhas com diferentes tracejados dos caminhos, solicitar à criança que construa um caminho com as folhas ou então ser o adulto a traçar o caminho.
Descrição da Atividade
- Com uma peça, boneco ou até um carro a criança deverá percorrer o caminho que conduz ao nabo gigante.
- Podem fazer vários percursos válidos, como o velhinho que tem de encontrar o caminho para casa, para ir ter com a velhinha, com um dos animais da história, etc.
- Podem e devem de pedir às crianças que o consigam para posteriormente numa folha branca desenhar o caminho que realizaram.
0 comentários:
Enviar um comentário