Os pais, em conjunto com a escola, precisam de ter paciência para enfrentar esse processo que envolve, sim, alguns "acidentes". Aliás, é comum que ocorram com frequência. Principalmente nos primeiros dias em que a criança está sem fralda. É um período de grande desafio por isso, o controle de esfincteres se transforma numa grande conquista. Ocorre entre os dezoito e os vinte e quatro meses.
Os passos a ter em conta:
- Coloquem-lhe um bacio no chão, para ela poder levá-lo para onde quiser. Expliquem-lhe que os pais têm uma sanita grande, e ela uma pequena.
- Uma semana depois, sentem-na na sanita dela, toda vestida, enquanto se sentam na vossa. Leiam-lhe uma história isto serve apenas para estabelecer a rotina diária de se sentar na sanita.
- Na semana seguinte, uma vez por dia perguntem-lhe se podem tirar-lhe a fralda para ela se sentar. Repitam-lhe: isto é o que a mamã faz todos os dias. Nós vamos à sanita quando já somos grandes como tu.
- Na quarta semana, levem-na até à casa de banho quando tiver a fralda suja e deitem-lhe as fezes para a sanita. Entretanto, podem dizer-lhe o seguinte: é aqui que tu daqui algum tempo virás fazer cocó. Não acionem o autoclismo enquanto ela estiver a observar as suas fezes. Puxem o autoclismo só depois de ela já se ter desinteressado e afastado.
- O passo seguinte fica à descrição da criança, se em qualquer altura ela resistir a uma destas etapas, esqueçam o exercício durante algum tempo. Se até aqui o vosso filho mostrou interesse pelos passos anteriormente, podem deixá-lo andar pela casa nu da cintura para baixo. Se ele já estiver realmente apto, poderão deixá-lo sem fralda por períodos cada vez mais longos.
Brazelton, T. Berry, (2000).O Grande Livro da Criança. Lisboa, Presença. cap.XII, p.224-225
É muito importante que envolva o seu filho nesse processo por isso, vá às compras com ele e deixa-o escolher as cuecas e o próprio bacio. Não se esqueça que ele deve participar ativamente em cada etapa.
0 comentários:
Enviar um comentário