Sobre o Tangram
O Tangram é um quebra-cabeça chinês que contém 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de "tans". Acredita-se que o jogo surgiu na China durante a dinastia Song (960 - 1279 d.C.) e que chegou na Europa no começo do século XIX. Na China antiga, o Tangram era um dos mais famosos "testes" utilizados para estudar a inteligência humana.
O Tangram desenvolve o raciocínio lógico e geométrico, principalmente no que se refere às relações espaciais.Com as peças do Tangram pode-se, de entre outras hipóteses, explorar:
- a identificação, comparação, descrição, classificação e representação de figuras geométricas planas;
- as transformações geométricas, através de composição e decomposição de figuras planas;
- a equivalência de áreas;
Exercita a resolução de problemas. Para montar cada figura é necessário pensar onde é que as peças terão de ser colocadas.
Estimula a criatividade. As peças do jogo permitem que várias figuras sejam montadas, sendo que algumas dessas figuras podem ser montadas de maneiras distintas;pois com as sete peças do quebra-cabeças é possível montar cerca de 1700 figuras (animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, etc...) tornando-o um material pedagógico bastante atractivo e lúdico.
Descrição das atividades
Utilizando as peças do Tangram numa primeira fase deixa as crianças explorar livremente. Posteriormente utiliza os seguintes cartões como modelo e solicita à criança para os reproduzir utilizando as peças. Caso a criança seja muito pequena e tenha dificuldade pode solicitar para que coloque as peças por cima do local correto nos cartões, para tal é necessário que estes tenham um tamanho semelhante às peças do Tangram.