maio 2020

O Blog

Publicações


Perguntas para promover os conhecimentos da criança de uma forma divertida. Preparados para entrar na selva?



E agora vamos testar os conhecimentos que os adultos têm sobre as crianças...UPS que grande desafio



O Dia Mundial da Criança é celebrado em Portugal no dia 1 de Junho.
Este dia teve a sua génese no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial, em 1945, num mundo flagelado em termos sociais e humanitários. Muitos países da Europa, do Médio Oriente bem como a China entraram em graves crises económicas. Como as famílias eram muito pobres, as crianças não frequentavam a escola e eram colocadas a trabalhar em condições árduas durante muitas horas diárias.

Uma canção divertida para homenagear todas as crianças do mundo inteiro. 


O que são dos Direitos da Criança? Os irmãos Rita e João exploram a Convenção sobre os Direitos da Criança – o tratado de Direitos Humanos mais amplamente ratificado de sempre e o documento que rege todo o trabalho da UNICEF. 


O Monstro das Cores enfrentará, desta vez, o seu primeiro dia na escola O Monstro das Cores continua a explorar as suas emoções. Como se sentirá no seu primeiro dia de escola? Muitas aventuras e novos amigos esperam pelo nosso amigo Monstro das Cores. Página a página vamos acompanhá-lo na descoberta das novas rotinas, espaços, dinâmicas de escola e conhecermos os seus novos colegas. Vais gostar da experiência, Monstro? Com certeza que sim.



Como os sentimentos muitas vezes estão associados às imagens e à música colocamos mais uma história do Monstro das Cores que tem todos os ingredientes necessários para trabalhar as emoções. 







Após leres a história do Nabo Gigante, vamos pôr à prova os teus conhecimentos e ver se estiveste com atenção



Após leres a história da Lagartinha Comilona, vamos pôr à prova os teus conhecimentos e ver se estiveste com atenção



Após leres a história da Lagartinha Comilona, vamos pôr à prova os teus conhecimentos e ver se estiveste com atenção



Divirta-se com o jogo do Quiz com perguntas relacionadas com a história do Cuquedo (pode ler a história aqui). Vamos lá ver se estiveram atentos à história...



Após leres a história x, vamos pôr à prova os teus conhecimentos e ver se estiveste com atenção



alterar fundo das cores


pequeno azul pequeno amarelo

A Casa da Mosca Fosca recupera, ao nível da sua construção, elementos da tradição oral, nomeadamente das narrativas repetitivas, promovendo, dessa forma, a interacção do leitor e a sua participação na leitura. Explorando os efeitos cómicos da linguagem, nomeadamente das rimas associadas aos nomes das personagens, e de situação, o livro integra ainda uma componente visual particularmente rica e expressiva que completa o texto, potenciando leituras. Promovendo uma leitura capaz de explorar a dimensão sonora do texto.

Descrição da Atividade

Explore a capa da história com as crianças no que se refere aos seguintes elementos  (nome do autor, do ilustrador, a editora, as imagens, …)


Peça ás crianças para preencher o adjetivo que qualifica cada uma das personagens da história, se a criança souber escrever pode ser ela a preencher com o seu nome. 


Peça às crianças para preencher o adjetivo que descreve cada uma das personagens da história, se a criança souber escrever pode ser ela a preencher com o adjetivo qualificativo. 


Peça às crianças para que pinte os círculos correspondente ao número de sílabas qiue tem o nome de cada personagem. Para a poder ajudar pode dividir a palavra silabicamente através de palmas (cada palma corresponde a uma sílaba).



Peça à criança para unir a Mosca Fosca a cada uma das personagens da história não saindo do caminho (grafismo). 


Peça à criança para unir a Mosca Fosca ao bolo encontrando dentro do labirinto o caminho possível.  



As crianças aprendem a matematizar as suas experiências informais, abstraindo e usando as ideias matemáticas para criarem representações de situações que tenham significado para elas e que surgem muitas vezes associadas a outras áreas de conteúdo. Para tal, é necessário uma abordagem sistemática, continuada e coerente, em que o/a educador/a apoia as ideias e descobertas das crianças, levando-as intencionalmente a aprofundar e a desenvolver novos conhecimentos.

Descrição da Atividade


Peça às crianças para  escrever o número ordinal correspondente à ordem é que os animais vão surgindo na história.



Peça às crianças para  cortas as imagens e colar na tabela, de forma a corresponder à ordem é que os animais vão surgindo na história.











Béu, Béu
Ba pá céu
Trazen quel chapéu
Se for nobo
Trazen ele
Se for bejo
Dixa-lá.





Se pretenderes ouvir a versão portuguesa desta lengalenga podes ouvir aqui

Se nesta forma de expressão artística se coloca muitas vezes a ênfase no fazer, é fundamental que, para além de experimentar, executar e criar, as crianças tenham oportunidade de apreciar, e de dialogar sobre aquilo que fazem (as suas produções e as das outras crianças) e o que observam (natureza, obras de arte, arquitetura, design, artefactos, etc.).




Video retirado do canal do youtube Artecedário




Descrição das Atividades


Oralidade

Reconto da história utilizando todos os recursos de voz, entoação, gestos, ritmo, etc.  
Reconto da história, folheando o livro e levando os alunos a “ler” as imagens e a descobrir a ação. ou através de imagens.




Conhecimento da língua

Aquisição de vocabulário recorrendo às ilustrações do texto, tal como, nomes de frutos, animais, cores e cardinais, necessário à boa compreensão da história (A banana é verde? A banana e a goiaba são amarelas? O abacate não é vermelho, é verde. De que cor é a manga?).



Utilização de adjetivos as cores, as sensações, os diminutivos em expressões como: banana amarelinha e macia, goiaba de cheiro doce (diminutivo, visão, tato, olfato e gosto).

Utilização dos numerais cardinais e ordinais em expressões, tais como: há sete frutos e oito animais; o macaco foi o primeiro e tirou uma banana; a avestruz tirou uma goiaba, foi o segundo bicho,e assim sucessivamente.  

Escrita

Elaboração de quadros com nomes das frutas, das cores, nomes de animais, e as transcrições das onomatopeias representativas das suas vozes, poderão até fazê-lo em várias línguas.



Música

A canção Hakuna Matata do filme Rei Leão (1994) da Walt Disney, para ajudar a esquecer os problemas da vida, resulta da utilização de palavras suaíle, língua falada na África oriental, para “não há problema”. Neste caso não é o texto, mas o contexto da canção que faz a ligação entre a cultura da animação cinematográfica e a natureza, também africana. 



E por fim uma adaptação da Alda Carrasqueira para trabalhar a multiculturalidade e a diferença.
Uma adaptação de uma canção original de Jair Oliveira.





Subdomínio da Música
A música está presente na vida das crianças desde muito cedo e todas já tiveram oportunidades de contactar com diferentes formas musicais. A abordagem à Música no jardim de infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança.
Faz parte da educação musical saber fazer silêncio para escutar, bem como identificar e reproduzir os sons e ruídos da natureza (água a correr, vento, "vozes" dos animais, etc.) e da vida corrente (tiquetaque do relógio, campainha do telefone, motor do automóvel, etc.). 
Com materiais recicláveis que tenham em casa e de desperdício que tenham em casa poderão construir diversos instrumentos musicais muito divertidos e originais. 






Video retirado do Projeto Música100Idade

Sinopse

Era uma vez uma Mosca Fosca que queria fazer uma casa para morar e para celebrar decidiu fazer um bolo de amora. Ela recebeu a visita de vários amigos seus: o primeiro foi o Escaravelho, o segundo foi o Morcego, o terceiro foi o Sapo, a quarta foi a Coruja, a quinta foi a Raposa e o sexto foi o Lobo e todos eles decidiram merendar. Mas não conseguiram comer nem um bocadinho de bolo porque o Urso Lambeiro, o mais guloso do mundo inteiro, comeu o bolo todo numa só dentada.
E assim se acaba o conto com uma dentada e… pronto.




Sinopse


Mais uma brilhante história do Cuquedo, em que agora ele procura o amor verdadeiro para pregar uns valentes sustos com ele. Será que ele o encontra? Além do amor, encontra também alguém que vai amar muito no futuro e que é o segredo deste livro. Um segredo bem escondido na última página. Mas para perceberes, terás de ler a história e procurar muito bem, porque o Cuquedo não quer que se saiba, pelo menos por agora! Se descobrires, não contes a ninguém. É o nosso segredo bem guardado!







A expressão plástica implica um controlo da motricidade fina que a relaciona com a expressão motora, mas recorre a materiais e instrumentos específicos e a códigos próprios que são mediadores desta forma de expressão.




Video retirado do canal do youtube Artecedário




Sinopse

Uma manhã bem cedo, o Sr. Luís cavou um buraco na terra onde deixou cair uma semente. Sob o olhar expectante de um pássaro, sempre presente, foi medrando nele o desejo de ver brotar e crescer a flor que plantou. Mas, «Ainda nada?», perguntava ele, dia após dia, ao ver que nada acontecia, até ao momento em que…

O texto aparentemente simples deste álbum encerra uma mensagem fulcral: a descoberta da paciência e a virtude…








Os pais, em conjunto com a escola, precisam de ter paciência para enfrentar esse processo que envolve, sim, alguns "acidentes". Aliás, é comum que ocorram com frequência. Principalmente nos primeiros dias em que a criança está sem fralda. É um período de grande desafio por isso, o controle de esfincteres se transforma numa grande conquista. Ocorre entre os dezoito e os vinte e quatro meses.

Os passos a ter em conta: 
- Coloquem-lhe um bacio no chão, para ela poder levá-lo para onde quiser. Expliquem-lhe que os pais têm uma sanita grande, e ela uma pequena.
- Uma semana depois, sentem-na na sanita dela, toda vestida, enquanto se sentam na vossa. Leiam-lhe uma história isto serve apenas para estabelecer a rotina diária de se sentar na sanita.
- Na semana seguinte, uma vez por dia perguntem-lhe se podem tirar-lhe a fralda para ela se sentar. Repitam-lhe: isto é o que a mamã faz todos os dias. Nós vamos à sanita quando já somos grandes como tu.
- Na quarta semana, levem-na até à casa de banho quando tiver a fralda suja e deitem-lhe as fezes para a sanita. Entretanto, podem dizer-lhe o seguinte: é aqui que tu daqui algum tempo virás fazer cocó. Não acionem o autoclismo enquanto ela estiver a observar as suas fezes. Puxem o autoclismo só depois de ela já se ter desinteressado e afastado.
- O passo seguinte fica à descrição da criança, se em qualquer altura ela resistir a uma destas etapas, esqueçam o exercício durante algum tempo. Se até aqui o vosso filho mostrou interesse pelos passos anteriormente, podem deixá-lo andar pela casa nu da cintura para baixo. Se ele já estiver realmente apto, poderão deixá-lo sem fralda por períodos cada vez mais longos.
 Brazelton, T. Berry, (2000).O Grande Livro da Criança. Lisboa, Presença. cap.XII, p.224-225 

É muito importante que envolva o seu filho nesse processo por isso, vá às compras com ele e deixa-o escolher as cuecas e o próprio bacio. Não se esqueça que ele deve participar ativamente em cada etapa.




Sinopse

A Handa mete no cesto sete frutas deliciosas para fazer uma surpresa à sua amiga Akeyo. Mas no caminho a Handa passa por muitos animais, e as frutas têm um ar muito convidativo…
Quando chega junto da amiga e poisa o cesto, quem tem uma grande surpresa é a Handa!





Sinopse

A menina, primeiro, zangada, depois, calma e amigável, sabiamente, dá-lhe a mão, guia-o através do caos inicial. Fala-lhe da alegria, da tristeza, da raiva, do medo, da calma … Desenha-lhes os contornos, sublinha-lhes os efeitos experimentados pelo monstrinho. Explica-lhe que as emoções têm de ser separadas, de preferência, por cores, e bem organizadas. Assim, funcionam de maneira harmoniosa.







Sinopse

As emoções explicadas às crianças através das cores. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.





Podes trabalhar alguns elementos desta história, através do manual do professor, disponível neste link


O Dia Internacional dos Museus, celebra-se a 18 de maio, e este ano de 2020 é dedicado ao tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

A importância da arte para o desenvolvimento da criança passa pelo modo como ela percebe o seu corpo e o seu entorno, e por isso vai muito além de simplesmente contribuir para absorver habilidades cognitivas. Para estimular essa relação desde cedo, é possível utilizar diversas ferramentas: uma delas é a própria arte.

“As composições de Kandinsky” (Alfred Imageworks, Creation Lab Alice)
Chamado de pai do Abstracionismo, Wassily Kandinsky (1866-1944) expressava suas emoções através de formas e cores. O pintor russo dizia que a pintura abstrata era um jeito de retratar sentimentos.



Os autorretratos de Frida Kahlo (Finger and Toe)
A pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) é conhecida principalmente por seus autorretratos. A artista retratava a sua vida, o seu entorno, seus sentimentos e suas experiências em pinturas ricas em cor, textura e simbolismo. Sua obra inspirou esse videoclipe, que faz referência a várias pinturas de Kahlo.




SINOPSE


A Matilde é uma menina que gosta muito da família, dos amigos, de brincar e... de já conseguir fazer várias coisas sozinha! Ela está a descobrir o mundo e tem muitas histórias para contar. A Matilde ouve falar de ARTE e fica curiosa. Aos poucos vai descobrir o que são: artistas, obras de arte e expressões artísticas como a música, a dança, o teatro, a pintura ou a escultura… E torna-se ela própria uma verdadeira artista!




A tabela de dupla entrada serve para apresentar de maneira mais simples resultados e classificações. Dessa forma, as crianças podem compreender que existem diferentes maneiras de apresentar resultados e relações.

Organização e Tratamento de Dados
A estatística, enquanto análise quantitativa de dados, é uma área muito importante da Matemática que proporciona múltiplas ocasiões de desenvolvimento numérico. A estatística, que tem como objeto a variabilidade num conjunto de dados e a apresentação dessa informação organizada, através de tabelas ou gráficos, faz parte da vida quotidiana de crianças e adultos. A resolução de problemas estatísticos depende da compreensão e quantificação dessa variabilidade, estando a interpretação desses dados ligada ao contexto em que são recolhidos.
Fazer corresponder o padrão do monstro das cores da segunda tabela ao da tabela de referência de cada padrão. 










Fala Connosco

Envia uma mensagem


Partilha uma experiência

Coloca uma questão

Recomenda um livro

Pede uma história

  • geral@historiascomamor.pt
  • http://www.historiascomamor.pt/